Avançar para o conteúdo principal

CHEGOU À MINHA MESA

 Apareceu por aí timidamente no já longínquo ano de 1987 e pé ante pé, foi entrando no coração dos portugueses, que lhe escancaram as portas do coração e o guardaram nesse cantinho especial onde mora a solidariedade. Talvez fosse a antena que trazia sobre um corpo peludo e colorido que ajudasse a construir essa sintonia. Ou talvez fossem aqueles olhos grandes que pareciam pedir a nossa atenção e a nossa ajuda. E foram também, de certeza, as muitas vozes e caras conhecidas que, desde a primeira hora, adoptaram como seu esse boneco simpático, que trazia nome de bicharoco brilhante, com promessas de fazer de gestos simples autênticos passes de magia.

Eles eram cantores, políticos, artistas plásticos, escritores, locutores da rádio e televisão, actores jornalistas, enfim, pessoas de todos os quadrantes da sociedade portuguesa que quiseram emprestar o seu prestígio na consolidação da credibilidade de uma iniciativa que sabiam ser genuinamente solidária. E essa ideia simpática e pequenina, lançada a partir de um programa de rádio onde se conversava sobre a realidade das pessoas com deficiência intelectual, dos problemas que viviam as suas famílias, muitas vezes privadas de direitos básicos de cidadania, e as dificuldades com que se debatiam as organizações, foi crescendo, crescendo, até se transformar numa iniciativa que, pela dimensão e alcance que assumiu, é única a nível nacional e, porventura, europeu.

Neste tempo, muitas foram as coisas que mudaram, umas fruto de um melhor conhecimento das realidades ligadas à deficiência intelectual, outras simplesmente porque o mundo e a vida não param. E, acreditem, este bonequinho despretensioso que todos os anos nos visita por alturas do mês do coração, tem muito a ver com isso. Hoje, as pessoas com deficiência intelectual são vistas com mais dignidade, têm mais oportunidades de apoio, têm mais acesso à cidadania… Mas também é verdade que subsistem muitos problemas e que, entretanto, outros vão sendo criados, fruto de uma sociedade que, em nome da modernidade e da competitividade, parece ter cada vez menos tempo para cultivar a solidariedade como uma referência de atitude cidadã e de mudança de atitudes, ferramentas indispensáveis à construção de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva. E para que tal aconteça, continuamos a precisar desse toque de magia que o tal bicharoco de olhos e pés grandes e antena no ar nos traz anualmente. Ah! Esqueci-me de o apresentar. É o Pirilampo Mágico, como deviam já ter percebido!


Este Ano o lema da campanha "Por Uma Ideia Solidária de Futuro" remete-nos para as questões dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Não basta reconhecer Direitos, não basta disponibilizar apoios, não basta subscrever convenções...

É preciso consolidar a ideia de que a solidariedade será tanto mais válida e eficaz, quanto maior for o alcance futuro das mudanças que promove, medidas no bem-estar, qualidade de vida e exercício pleno de direitos por parte da pessoa com deficiência e sua família.

É preciso que as Pessoas com Deficiência possam afirmar o seu Direito à Igualdade de Oportunidades e o exercício da Cidadania plena!

A Campanha Pirilampo Mágico 2012 (CPM) irá decorrer entre 5 e 27 deste mesmo mês, nas várias regiões do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

São cristais Cinza ...

É Minha... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . ... e esta ficou para mim!!!

PRESENTE

... para uma menina muito querida que faz parte dos meus afetos. Com ela não só ensino com também aprendo. É um processo de aprendizagem bilateral e muito desafiador. Este bloco de atividades é o pretexto ideal para partilhar , ludicamente, momentos valiosos do desenvolvimento cognitivo da criança. O conteúdo das atividades está adequado não só aos interesses naturais da criança como aos conceitos escolares a adquirir de acordo com a sua idade.                                                      BOM FIM DE SEMANA