Avançar para o conteúdo principal

UM LIVRO.

   Um café. Música. Vista de Mar. ... e Sol numa fria manhã de domingo. Um livro que desde há muito aguardava. 
   Já choveu lá fora, revelam as gotas na janela. 
   Leio. 
      

   - Será que uma rapariga do palácio consegue guardar um segredo? - perguntou-me uma vez.
   - Claro que consegue - disse-lhe.
   - Há mais coisas neste palácio, Varvara, do que o guarda-roupa imperial.
    Acenei com a cabeça em sinal de concordância.
    - E há histórias mais interesantes. só que é preciso saberes pora onde olhar.
    O chanceler da Rússia pousou a mão sobre a minha. 
   Baixei os olhos, cravando-os nas fivelas de prata dos seus sapatos. eram quadradas e estavam incrustadas de pedras preciosas.
    
    Escutei-o.
  Falou-me de pessoas ímpias que conspiravam contra a nossa imperatriz, que enão hesitariam em conspirar contra ela. Astuciosas e perspicazes, sabiam ocultar os seus pensamentos, de os disfarçar com falsas declarações de amizade e de lealdade.
   Estavam por todo o lado, mas escondiam-se. a imperatriz precisava de saber quem eram e qual o mal que tentavam fazer.
  Não havia qualquer traço de riso na sua voz. Os seus olhos mantiveram-se cravados em mim, enquanto falava.
   Os justos deviam ser recompensados e os maus, punidos. Havia que separar o trigo do joio. O meu pai levara-me ao palácio imperial por uma razão. confiara na sua imperatriz. A sua filha podia aprender a tornar-se mais importante ndo que alguma vez julgara ser possível - podia tornar-se os olhos e ouvidos da imperatriz.
   A sua informadora.
   A sua gazeta. 
   A contadora das histórias mais importantes.
   - Alguém em quem a imperatriz possa acreditar Varvara - disse o chanceler. - E alguém em quem confie também. 
   Então, eu tinha dezasseis anos. Ainda acreditava na fantasia daqueles que não têm poder - que os governantes poderiam governar de uma forma diferente, se tivessem conhecimento do que lhe era ocultado. Acreditava na história eterna contada por narrativas pungentes segundo as quais os reis ou rainhas, sultões ou imperaqdores mudavam a sua maneira de agir, depois de conhecerem as alegrias e tristezas do homem comum.

in, Palácio de Inverno, Eva Stachniak, Ed. Casa das Letras, 2014 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

reflexão

2020 virou-nos do avesso, mudou o paradigma mas trouxe-nos a inteligência da vida e a oportunidade de refletir sobre o que fazemos e porque fazemos.  Por medo, falta de coragem para não magoar os outros repetimos padrões e continuamos em relações e empregos onde não somos felizes e investimos dinheiro a comprar coisas que não precisamos. 2020 trouxe a oportunidade de nos conhecermos melhor e a aprendizagem para nos reinventarmos. 2020 convidou-me a quebrar padrões, deixar ir e soltar velhas crenças limitantes. 2020 obrigar-me resgatar o que interessa importa, filtrar o essencial, assumir o poder das escolhas e tomar como rédeas da própria vida 🎀 Grata 2020 💓